A escolha do bolo de casamento

Na hora de escolher a grande estrela da mesa dos doces, o bolo de casamento, a noiva tem que pensar em surpreender os convidados na aparência, no sabor e na criatividade.  Porém, são tantos sabores e tipos de bolo que fica difícil pensar em um só. Eu vou te mostrar 7 deles para sua tarefa ficar um pouco mais fácil.

CHALKBOARD

De estilo variado sua mesa de doce torna-se única com o chalkboard.

De estilo variado sua mesa de doce torna-se única com o chalkboard.

Também conhecido como lousa de giz, este estilo já é sucesso nos Estados Unidos e é a novidade mais quente entre as noivas brasileiras.  A cobertura desse bolo é de pasta americana escura que imita uma lousa. Cada convidados recebe um pedaço de chocolate branco, que servirá como “giz”, para deixar recados para os noivos. Além disso, os noivos podem escolher a cor do “giz”, fazer andares com texturas e cores diferentes. Ou seja, opção de decoração não vai faltar: desenhos, frases, corações, iniciais… Isto fará com que seu bolo seja exclusivo. O chalkboard é perfeito para um casamento no campo estilo rústico chic.

NAKED

Apesar do naked não ter tido muitos fãs no começo, ele foi tomando conta para casamentos descolados.

apesar do naked não ter tido muitos fãs no começo, ele foi tomando conta para casamentos descolados.

Se você pensa que ele é apenas um bolo sem cobertura está muito enganada.  Ele é um dos mais versáteis, adequando cores, ornamentos e estilo ao seu casamento.  Se a sua festa for clássica tradicional você pode optar por um NAKED com camadas proporcionais, usar tons pastéis e um recheio mais delimitado com frutas mais delicadas. Outra opção é a massa de chocolate ou de red velvet (veludo vermelho), escolher uma montagem não tão “certinha” e proporcional e ficará ótimo em um casamento no campo.  Grandes flores, ou predomínio de frutas deixam esse bolo lindo, além de delicioso. Mas atenção, como ele não tem cobertura ele seca mais rápido que os outros, por esse motivo ele costuma ser montado no próprio evento.

BUTTERCREAM

O creme de manteiga é perfeito para a nova tendência em bolos: ruffle cake ou bolo de babados é super romântico, ideal para noivas delicadas.

O creme de manteiga é perfeito para a nova tendência em bolos: ruffle cake ou bolo de babados é super romântico, ideal para noivas delicadas.

Este bolo junta duas novidades o ruffle cake e o ombre cake, que é o bolo em degrade de cores.

Este bolo junta duas novidades o ruffle cake e o ombre cake, que é o bolo em degrade de cores.

O famoso creme de manteiga americano é hit entre as noivas de lá. Já aqui no Brasil as noivas costumam não gostar. “Ué, então porque vai falar? “, porque vai que você gosta?  Essa cobertura é super cremosa, suave e gordurosa (afinal é manteiga), coisa que não combina muito com casamentos ao ar livre.  Mas é uma ótima alternativa para quem vai fazer uma festa mais íntima ou mais rústica, pois fica um estilo “homemade”.

MERENGUE

O merengue está de volta, mas com uma "cara" mais moderna.

O merengue está de volta, mas com uma “cara” mais moderna.

Existe 3 tipos de merengue: francês, suíço e italiano (marshmallow). E é justamente o último o mais indicado para cobertura.  Ele deixa uma aparência rústica, além de ser delicioso.  Porém, ele também não é muito resistente ao calor.

CHOCOLATE

O bolo inteiro de chocolate remete a um clássico moderno.

O bolo inteiro de chocolate remete a um clássico moderno.

É uma alternativa para as noivas chocólotras e para aquelas que não querem errar, afinal quem não gosta de chocolate?  Ele deixa uma camada durinha em volta do bolo e pode ser saborizado, ficando ainda mais gostoso. A desvantagem é que é um bolo sem muitos detalhes.

PASTA AMERICANA

A pasta americana é perfeita para as noivas que querem uma finalização perfeita.

A pasta americana é perfeita para as noivas que querem uma finalização perfeita.

É a mais conhecida e a mais pedida entre as noivas. Ela também é conhecida como fondant ou pasta de açúcar. A pasta americana é firme e deixa um liso perfeito.  Ele conserva o bolo durante todo o casamento sem precisar de refrigeração. O único porém dessa cobertura é que ela não fica tão gostosa quanto as outras. Mas nada que um bom recheio não resolva.

FAKE

Alto e cheio de detalhes esse bolo fake não fica a dever nada para um "verdadeiro".

Alto e cheio de detalhes esse bolo fake não fica a dever nada para um “verdadeiro”.

É um bolo cenográfico, mais prático impossível. Ele é altamente recomendado para lugares ou dias muito quentes.  Para as noivas que querem um bolo super alto também é perfeito.  A vantagem dele é que ele ficará lindo a festa inteira, enquanto os convidados se deliciam com o bolo vindo direto da cozinha.  Esta é uma boa opção porque você não vai precisar ficar pensando muito se o recheio que quer aguenta o tempo de cerimônia, se a cobertura vai estar intacta entre outras coisas.

Rebeca-Alcantara Rebeca Alcântara