emocao-casamento

Convidados, vivam a emoção do casamento!

Cada vez mais os celulares ocupam os nossos convidados. Tenho a sensação que muitos se preocupam mais em postar uma foto da noiva entrando, do que vê-la ali, pessoalmente.

Dias atrás, estava realizando um casamento, quando um senhor, com uma enorme câmera, me pediu para dar licença para que ele pudesse registrar um certo momento da cerimônia. Sim, eu era o cerimonial.

Educadamente, fingi que não estava escutando, afim que ele voltasse a prestar atenção nos noivos. Mas, ele não se deu por vencido e entrou na minha frente, como se estivéssemos ali disputando quem teria o melhor ângulo dos noivos.

Posteriormente, já no auge da festa, o senhor me pediu desculpas e disse que se tratava de uma pessoa muito querida e que precisava registrar todo o casamento. E ai eu me pergunto: o que é mais importante? Registrar o casamento, cuja tarefa é do fotografo, ou prestar atenção em cada detalhe que os noivos prepararam com tanto carinho? Ainda acredito que a segunda opção é a mais válida.

Gostaria que os convidados tivesse bom senso, mas muitos ainda não tem, infelizmente. Seria ótimo se pudêssemos enviar uma cartinha junto ao convite, afim de fazê-lo pensar e ou refletir sobre essa moda. Moda, geradora de status, que o uso do celular (principalmente) trouxe para o nosso cotidiano.

Essa carta transmitiria, tenho certeza, a vontade de muitas noivas e noivos, pois só quem organiza um casamento sabe o quanto cada detalhe é especial e o quanto você quer que o convidado perceba isso.

“Querido convidado, os noivos contrataram uma empresa de fotografia. Sim, eles possuem várias câmeras e uma equipe pronta para registrar todos os ângulos, sorrisos e lágrimas dos noivos e de cada convidado. Além disso, eles pagaram caro para este serviço. Caro mesmo, acredite.

Quando eles voltarem de lua de mel e forem escolher as fotos do álbum, eles querem as fotos que estes profissionais tiraram. Não que a sua não seja especial, pelo contrário. Mas sabe aquela foto que vocês tiraram no meio da festa e ficou super legal? Então, esta foto será super bem vinda. Afinal, todo mundo quer tirar fotos com os noivos.

Sabe o que mais? Quando os noivos preparam um casamento, eles pensam em cada música, cada detalhe e querem que você preste atenção nisso. Querem que você se emocione com eles e que, por alguns minutos, esqueça de qualquer outra coisa. E isso inclui celulares e máquinas.

Para finalizar, eles querem muito que você esteja no álbum deles, mas não na frente da noiva quando ela estiver entrando ou na frente da troca das alianças, quando você resolver fotografar tudo isso, tirando o espaço dos profissionais. Eles querem que você esteja no álbum como alguém que foi ali para compartilhar da emoção dos dois, da alegria em dividir este momento único na vida de um casal.

Lembre-se que a maior lembrança que os convidados podem ter de você no casamento é o seu sorriso e sua felicidade ao vê-los ali, realizando um sonho”.

Aline-Haussmann Aline Haussmann


  • Vanessa Alkmim

    Ótimo texto, Aline!
    Parabéns!
    Este é um assunto muito importante e precisa ser tratado como tal.
    Como cerimonialista, também já tive várias experiências como esta.
    😀

  • André Grandi

    Aline,
    Parabéns pelo texto sincero!
    A celebração sobre tudo deve ser um momento especial de participação emocional, espiritual e mental. Neste sentido a pessoa precisa estar CENTRADA para sentir o casamento em todas suas características: Condução, músicas, gestos dos noivos, vozes. A arte deve estar presente onde há o Amor.